PALESTRA

FAB ministra aula magna sobre Geopolítica Mundial e Defesa da Amazônia

A revolução industrial e tecnológica foi um dos tópicos abordados pelo Comandante do VII COMAR
Publicada em: 02/09/2023 08:50
Imprimir
Fonte: VII COMAR, por Tenente Bento
Edição: Agência Força Aérea

O Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, ministrou, no dia 15/08, a aula magna do curso de Especialização em Gestão Pública Aplicada em Estudos de Políticas e Estratégias, oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra do Amazonas (ADESG/AM). O evento, realizado no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), teve como tema “Tópicos de geopolítica mundial e possíveis implicações na defesa da Amazônia Brasileira”.

Durante a palestra, que contou com a participação de autoridades civis e militares da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), o Major-Brigadeiro David abordou diversos tópicos, como a relação do ser humano com o planeta, a revolução industrial e tecnológica, o sistema internacional e a defesa da Amazônia. Em sua instrução, o Comandante do VII COMAR também indicou autores e obras relevantes para a compreensão histórica da geopolítica e os impactos na região Amazônica, além de apresentar dados econômicos relevantes sobre a temática do evento. “Precisamos de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável e contribuam para a defesa dos povos da Amazônia. Acredito que os alunos sairão da palestra com o ímpeto para buscar mais conhecimentos e propor novas políticas”, afirmou o Oficial-General.

Sobre o Curso

A turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Aplicada em Estudos de Políticas e Estratégias é formado por 45 alunos, entre civis e militares das Forças Armadas, e pretende preparar cidadãos brasileiros, civis e militares para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível no Setor Público e Privado. A especialização ainda capacita os estagiários a analisarem conjunturas e projetar cenários políticos e estratégicos, em especial relacionados à região Amazônica, considerando aspectos econômicos, políticos, ambientais, indígenas, agrários, entre outros temas conexos com o desenvolvimento regional.

Fotos: Soldado Daniel Leão / VII COMAR